
Com sorriso no rosto, topete bem penteado, cara de bom moço e o apoio da grande maioria da torcida, Saul Canelo Alvarez entrou no ringue, na madrugada deste domingo, disposto a acabar com a hegemonia do rival, oito vezes campeão mundial em cinco diferentes. Mas quem estava do outro lado era Floyd "Money" Mayweather Jr. Na "maior luta da história", o melhor boxeador da atualidade e atleta mais bem pago do mundo, com faturamento anual de U$S 85 milhões (R$ 196,35 milhões), fez jus ao seu impecável currículo e mostrou novamente porque é o número 1. Depois de um embate emocionante em que conseguiu emplacar sua estratégia, ele venceu o mexicano, considerado a nova sensação do boxe, por decisão da maioria dos juízes, e levou o título mundial dos meio-médios, que teve um peso combinado de 152 libras (68,94 kg), no MGM Grand, em Las Vegas, nos Estados Unidos.
A torcida mexicana em peso tentou empurrar Canelo. Eles cantaram desde sua chegada, com o hino nacional do México, e durante todo o confronto. Mas, aos poucos, foram vendo que seria complicado para seu ídolo. Veloz, habilidoso, excelente na arte de se esquivar dos golpes dos rivais e adepto do treinamento árduo, Floyd Mayweather Jr. parecia voar dentro do ringue. Por mais que Canelo tentasse se valer da força, seu maior atributo, "Money" dava um jeito de sair de perto e, nos contra-golpes, acertá-lo.
Aos 36 anos, o boxeador nascido em Grand Rapids, Michigan, parece invencível. Ele alcançou o seu nono título mundial e, pela primeira vez na história, vai levar para casa um cinturão de 3 kg de ouro maciço, feito em comemoração aos 50 anos do Conselho Mundial de Boxe (WBC), especialmente para o vencedor do evento, chamado "The One". Com o triunfo deste domingo, "Money" somou 45 vitórias em 45 lutas, sendo 26 por nocaute, contra grandes nomes do boxe como Oscar de La Hoya, Shane Mosley, Juan Manuel Márquez, Victor Ortiz, Miguel Cotto, Carlos Baldomir e Zab Judah. A última vez em que entrou no ringue antes do desafio contra o mexicano foi em maio deste ano, contra Robert Guerrero. Depois disso, Mayweather foi preso acusado de agressão contra a ex-esposa, mas saiu pouco tempo depois por bom comportamento. Canelo, que tem chamado a atenção do mundo todo pelo seu talento e personalidade, também chegou a Las Vegas com um cartel invejável, com 42 vitórias e um único empate em 43 lutas, sendo 30 nocautes. Neste domingo, porém, o mexicano que recebeu o apoio da torcida americana adicinou seu primeiro resultado negativo em 44 combates.